Desde 1988 (data em que a AEESEnfG foi oficialmente criada, com a publicação dos seus Estatutos em Diário da República) que a AE tem vindo a travar uma série de “lutas” quer externas como internas para que os direitos dos alunos sejam salvaguardados.
Para que fossemos ouvidos a nível Nacional e tivéssemos uma participação mais activa no que se refere a assuntos que digam respeito directa ou indirectamente aos alunos de Enfermagem, houve necessidade de nos aliarmos às restantes Associações de Estudantes de Enfermagem, através da adesão à FNAEE (Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem) e a partir desse momento a nossa força foi ampliada.
A Associação iniciou as suas funções com muitas limitações tanto a nível de recursos humanos como materiais. É de salientar que inicialmente era apenas constituída pelos membros da Direcção (Presidente, Vice-Presidente, Tesoureiro, Secretária e 3 ou 6 vogais), Mesa da Assembleia Geral de Alunos (Presidente e 2 Secretárias) e Conselho Fiscal (Presidente, Relator e Secretária). Como recursos materiais possuíam apenas uma pequena sala de trabalho cedida pela Escola, algum material consumível, 1 máquina de escrever e pouco mais.
Podemos dizer que o desenvolvimento foi bastante grande e que neste momento a Associação para além dos membros iniciais tem vindo a criar mais Sectores, nomeadamente o Cultural e de Divulgação (responsável por eventos como convívios, jantares, festas, entre outros), o Desportivo (responsável por torneios intra-escola nas modalidades de futebol, voleibol, basquetebol, andebol, ping-pong, matraquilhos e jogos tradicionais, etc) e por fim o de Informática e Equipamentos (responsável pela sala de Informática, e restantes equipamentos pertencentes à AE).
A criação da Sala de Informática foi uma necessidade prioritária pois a sala que a Escola possuía não oferecia todas as condições de trabalho aos alunos, na medida em que existem algumas restrições, sendo as principais os horários incompatíveis com a realização dos inúmeros trabalhos que são pedidos.
Mas as alterações não ficam por aqui; há uns anos foi pedido à Direcção da Escola que as instalações da Associação fossem remodeladas, tendo sido dada uma resposta positiva neste sentido. Contudo, os anos foram passando e as instalações foram-se degradando, até que nestes dois últimos mandatos (08/09) e (09/10) os corpos sociais sentiram a necessidade de remodelar toda a sede da AEESSG, dispensando do seu tempo de férias de Natal para esse mesmo efeito, e cada vez mais tem havido a preocupação de manter a sede nas melhores condições para que os nossos alunos venham a usufruir das mesmas em todo o seu potencial.
Prova inequívoca da vontade de fomentar laços de ligação entre o IPG e a ESSG, foi a forma como a nossa Associação participou na revisão dos estatutos do Instituto Politécnico da Guarda, salvaguardando sempre a nossa especificidade, sem no entanto, nunca colocar em causa os benefícios que advêm da união das instituições.
A crise orçamental que se abateu sobre a nossa escola e a forma como a AE agiu na divulgação do problema aos alunos e comunicação social, como forma de dar visibilidade, para uma maior celeridade na resolução do problema, foram factos que deram ainda mais credibilidade à nossa AE.
Em 2003 empenhamo-nos na realização das IV Olimpíadas de Desporto em Enfermagem, que pela primeira vez foram organizadas pela AE, tendo ano após ano demonstrado a sua capacidade organizativa e deixado levar o nome da cidade na boca de centenas de alunos de enfermagem do país inteiro, que intitulam este evento anual como o 2º ENEE e muitos concordam mesmo que o preferem! Temos noção que é um evento menor que o ENEE, pelo menos no que toca á participação nacional, mas é nosso objectivo empenharmo-nos em manter esta tradição da Guarda, da qual muito nos orgulhamos.
Durante 21 anos a Associação foi designada como Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem da Guarda (AEESEnfG), mas com a conversão da Escola Superior de Enfermagem em Escola Superior de Saúde tornou-se necessário alterar também a designação da Associação assim como os seus estatutos uma vez que foram iniciados outros cursos de Saúde na Escola, nomeadamente, Farmácia, pelo que neste momento a AEESSG possui Núcleos de Estudantes (Enfermagem e Farmácia).
Este processo iniciou-se no mandato 08/09, no dia 19 de Março de 2009 foi assinada a nova escritura da Associação e foram alterados os seus estatutos depois de aprovados em Assembleia Geral de Alunos, e no mandato (09/10) os novos estatutos foram publicados em Diário da República e finalmente no dia 25 de Fevereiro de 2010 demos por concluído este processo com o reconhecimento da nossa Associação de Estudantes pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A Associação iniciou as suas funções com muitas limitações tanto a nível de recursos humanos como materiais e passados 22 anos podemos dizer que o desenvolvimento foi bastante grandioso e que neste momento a Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde da Guarda é uma Associação mais forte, com objectivos bem traçados e com uma principal missão, representar e defender os direitos dos alunos da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda.